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O regresso do Comboio de Lata (2)

            Voltando ao tema Comboio de Lata, relembra-se, mais uma vez, que este célebre meio de transporte ferroviário, que em tempos serviu na Mata Nacional de Leiria/Pinhal do Rei, era composto por três locomotivas a vapor, alimentadas com lenha do próprio Pinhal.
            Acerca da locomotiva Nº1 (MNN1), publiquei vários registos fotográficos de quando esteve ao serviço no Pinhal, mas também do seu percurso depois de vendida para Inglaterra, nomeadamente a excelente recuperação a que por lá foi sujeita, lamentando-se apenas que tudo não tenha acontecido por cá, já que poderíamos estar perante o regresso do Comboio de Lata.
            Da terceira locomotiva (supostamente a Nº 3) também já por aqui deixei algumas considerações e registos fotográficos, tanto da época em que esteve ao serviço no Pinhal, como do tempo em que esteve exposta em S. Pedro de Moel, e ainda, após ter sido de lá retirada, de algumas vezes em que foi exposta na FAE (Feira de Artesanato e Gastronomia) no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, onde se encontra.
            Também da locomotiva Nº 2 (N2)+(MN), por aqui mostrei algumas fotografias do seu serviço no Pinhal do Rei. Porém, após o seu desaparecimento da Marinha Grande, não se conheciam fotografias suas até 2015.
            De facto, desta locomotiva desconheceu-se o paradeiro durante muitos anos, acreditando-se até que já teria sido desmantelada. Todavia, assim não aconteceu.
            Através de contactos com elementos da Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC) veio a saber-se que se encontrava em Vila Franca de Xira uma locomotiva idêntica às que tinham circulado no nosso Pinhal, desconhecendo-se em concreto se haveria alguma ligação com elas.
            Depois de muito procurar, acabei por encontrar na Net fotografias que não me deixaram dúvidas. Era de facto a nossa locomotiva Nº 2 (N2)+(MN).
            Depois de um primeiro contacto telefónico, visitei o local em Julho de 2015 e de lá trouxe alguma informação e alguns registos fotográficos. Encontrava-se numa quinta de organização de eventos e foi adquirida em 1986 num leilão em Odivelas, constando que, inicialmente, tenha servido como caldeira para aquecimento de água para uma piscina, embora, naquela data, se encontrasse em pedestal servindo apenas de ornamentação exterior.
            Deixei aqui, há algum tempo atrás, algumas palavras lembrando o quanto seria importante reaver este antigo património marinhense, e que tal deveria ser uma prioridade, uma oportunidade, talvez derradeira, antes que o ferro-velho tomasse definitivamente conta do seu destino.
            Por intermédio de Carlos Gomes, um jovem marinhense, membro da APAC, profundo conhecedor e entusiasta do estudo da ferrovia em Portugal, foi dado conhecimento à Câmara Municipal à época, mas, porque entretanto nada aconteceu, talvez não fosse o momento oportuno.
            Algum tempo depois, Carlos Gomes, juntamente com Eduardo Gaspar, também ele um entusiasta do estudo da ferrovia em Portugal, haveriam de voltar ao assunto e, depois de volvidos mais de três anos, depois de muitas reuniões e negociações, a actual Câmara Municipal da Marinha Grande adquiriu a locomotiva Nº2 do antigo Comboio de Lata. De facto, encontra-se já na Marinha Grande esta antiga locomotiva do célebre Comboio de Lata, estando já previsto o seu completo restauro.
            Por outro lado, notícias já publicadas pelo jornal “Região de Leiria”, na sua edição de 3 de Janeiro, dizem-nos que «(…) o município revela que pretende criar a linha turística que está agora a ser alvo de estudo. Este projeto insere-se no plano de investimento turístico da autarquia.»; e mais à frente diz-se: a intenção do «(…) executivo municipal em apostar na reativação do Comboio de Lata, também já tinha sido sinalizada. No último verão, a autarquia divulgou aqueles que seriam os investimentos estruturais para a segunda metade de 2018. O Comboio de Lata foi uma das prioridades elencadas.».
            Espera-se, agora, que este projecto seja levado por diante, no entanto, na mesma notícia, diz o Município: «temos consciência que não se trata de um projeto de execução imediata pela sua complexidade, no entanto, estamos apostados em tudo fazer para o concretizar».

O Comboio de Lata em Vila Franca de Xira - Locomotiva Nº 2

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