Imagens de outrora

Estação do Caminho de Ferro Americano e Casa de Guarda em Pedreanes
Ano de 1937

Transporte de mato - Anos 50 do Séc. XX

Transporte de mato - Anos 50 do Séc. XX

Transporte de mato - Ano de 1984

Transporte de pinheiros em carro dobrado - Ano de 1940

Transporte de resina - Anos 30 do Séc. XX

Camioneta a gasogénio - Anos 30/40 do Séc. XX
  
Panorâmica no Mapa dos Pinhais de S. Majestade (...) em 1765
Representação dos fornos da futura fábrica do pez em S. Pedro de Moel

Pinheiro H - Árvore notável já desaparecida

Pinheiro H - Árvore notável já desaparecida

A Real Fábrica dos Vidros da Marinha Grande - Gravura de 1865

Chalé das Matas Nacionais em S. Pedro de Moel - Ano de 1890
  
As Tercenas junto à foz do Rio Liz - Anos 30 de Séc. XX

Depósito e serração de madeiras nas Tercenas - Início do Séc. XX

Serração braçal - Anos 30 do Séc. XX

Serração braçal - Anos 40 do Séc. XX

Serração braçal - Ano de 1954

Efeitos do Ciclone de 1941

Efeitos do Ciclone de 1941

O Casino de S. Pedro de Moel - Ano de 1935

O Casino de S. Pedro de Moel - Anos 30 do Séc. XX

Edifício da Administração das Matas Nacionais - Início do Séc. XX

Edifício da Administração das Matas Nacionais - Início do Séc. XX

Antiga Pousada da Juventude de S. Pedro de Moel - Anos 80 do Séc. XX

Antigo Viveiro Florestal do Tromelgo - Anos 30 do Séc. XX

Antigo Viveiro Florestal do Tromelgo - Ano de 1932

Primeiro fardamento usado pelos Guardas Florestais - Meados do Séc. XIX
  
Fardamento usado pelos Guardas Florestais - Após 1905

Guarda Florestal medindo o DAP (diâmetro à altura do peito)
Anos 50 do Séc. XX

Abate de árvore com serra de punho - Anos 50 do Séc. XX

Abate de árvore com serra de punho - Anos 50 do Séc. XX

Desenho de Miguel Joaquim de Carvalho representando S. Pedro de Moel
Ano de 1853

Panorâmica no Mapa dos Pinhais de S. Majestade (...) em 1765
Representação do modo de embarcar madeira no porto S. Pedro de Moel

Panorâmica no Mapa dos Pinhais de S. Majestade (...) em 1765
Representação do porto S. Pedro de Moel

O Regimento de 1751
  
Campismo no Pinhal do Rei - Anos 50 do Séc. XX

Parque de Campismo da Orbitur no Pinhal do Rei - Anos 80 do Séc. XX

Parque de Campismo da Orbitur no Pinhal do Rei - Anos 80 do Séc. XX

Tipologia das primeiras casas de guarda - Finais do Séc. XVIII

Tipologia das casas de guarda - Início do Séc. XX

Tipologia das casas de guarda - Anos 40 do Séc. XX

Controlo de carradas de lenha em Pedreanes - Anos 50 do Séc. XX

Bairro Florestal de Pedreanes - Anos 50 do Séc. XX
  
Mapa do Pinhal do Rei - Ano de 1940

Guarda partindo de bicicleta para um incêndio
Finais do Séc. XIX
  
Guarda do Piquete de prevenção contra incêndios
Finais do Séc. XIX

Derrube de lenha no cimo do pinheiro
Anos 40 do Séc. XX

Cepo marcado e numerado - Anos 50 do Séc. XX

Administração Florestal no Parque Florestal do Engenho - Ano de 1917

Entrada do Parque Florestal do Engenho - Início do Séc. XX

Cavalariças no Parque Florestal do Engenho - Ano de 1925

Comboio de Lata exposto em S. Pedro de Moel - Locomotiva "MNN3"
Anos 80 do Séc. XX

Comboio de Lata e maquinista - Locomotiva "MNN3" - Ano de 1936

Comboio de Lata - Locomotiva "MNN2" - Ano de 1956

Comboio de Lata - Locomotiva "MNN2" - Ano de 1923

Comboio de Lata - Locomotiva "MNN1" - Ano de 1926

Comboio de Lata - Locomotiva "MNN1" - Ano de 1936

Batendo as pinhas para extrair o penisco
Eiras de Pedreanes - Anos 50 do Séc. XX

Descarregar as pinhas verdes - Eiras de Pedreanes - Anos 50 do Séc. XX

Separar o penisco das pinhas secas - Eiras de Pedreanes - Anos 50 do Séc. XX

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...