segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O engenho de serrar madeira movido a energia eólica

            Existiu no Século XVIII na Marinha Grande um engenho de serrar madeira movido a energia eólica.
            Foi o Rei D. João V que, por volta de 1724, tentando resolver o problema da serragem das madeiras, comprou e mandou instalar na Marinha Grande este engenho movido a vento.
            Totalmente construído em madeira por engenheiros holandeses foi montado onde hoje é o Parque Florestal do Engenho e, embora o seu funcionamento estivesse condicionado a vento certo e moderado, trabalhou cerca de 50 anos.
            O Marquês de Pombal, em 1751, interessando-se pelo engenho e pela sua segurança, mandou murar todo o recinto e criou o regulamento da “Fábrica da Madeira”. Nesse regulamento pretendia-se o controle estatal desta actividade, centrando-a exclusivamente no “engenho” e na “Fábrica da Madeira". Para isso mandava o Regulamento “extinguir inteiramente todas, e quaisquer serrarias de mão que haja no Pinhal, ou na Vieira” e, reconhecendo a necessidade de alguma madeira continuar a ser serrada manualmente por não ser essa operação compatível com o serviço do engenho que, “toda a madeira que for necessário serrar-se por serras de mão, por não abranger o serviço do Moinho, seja serrada dentro dos muros do Engenho, recomendando muito ao Superintendente que não consinta serras de mão em outra alguma parte (…)”.
            Devido a deficiências no seu mecanismo, este engenho foi destruído em 1774 por um incêndio provocado pelo atrito e nunca mais foi reconstruído.
            Foi derivado à existência deste engenho naquele lugar que, ao seu redor, foi nascendo um pequeno povoado que ficou conhecido como: “O lugar do Engenho”. O Engenho ainda hoje faz parte da Freguesia e Concelho da Marinha Grande.
           O topónimo “Engenho” dá também o nome ao parque florestal onde existiu tal engenho e ao largo que lhe fica em frente.

O Regimento de 1751

Placa assinalando o Largo do Engenho

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...