Avançar para o conteúdo principal

Pontes na Ponte Nova

A Ponte Nova
            O lugar da Ponte Nova, no Pinhal do Rei, situa-se entre a ponte de S. Pedro de Moel, na Estrada Nacional 242-2, e o Canto do Ribeiro na Praia Velha, estendendo-se ao longo do Ribeiro de S. Pedro de Moel e oferecendo a quem o visita um conjunto de recantos paradisíacos.
            Desconhecendo a origem do topónimo, arriscaria, no entanto, dizer que este deriva da existência no lugar de uma ponte que atravessa o ribeiro dando passagem à estrada florestal. A actual ponte foi construída em 1955 mas existem referências e fotografias a várias pontes anteriores a esta e, provavelmente, a uma delas, alguém, em tempos, teria chamado “nova”, por ter substituído alguma outra anteriormente existente.
            Junto desta existem pequenas pontes de madeira permitindo aos visitantes a comunicação entre as margens do ribeiro, sendo, porém, de lamentar o estado de conservação em que estas já se encontram, estando em causa a segurança de quem as atravessa.

Açude e ponte em madeira a montante da Ponte Nova

Açude e ponte em madeira a montante da Ponte Nova

Pequena ponte em madeira a jusante da Ponte Nova

Comentários

  1. Caro JM Gonçalves
    O seu trabalho para além da componente histórica aviva-nos a memória. Penso que a "Ponte Nova" foi a primeira a permitir a passagem de veículos de maior porte.
    Perto daí havia uma casa de madeira de onde saía uma enorme arvore. Nunca consegui uma foto dessa "barraca".
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário