domingo, 21 de outubro de 2012

Pontes na Ponte Nova

            O lugar da Ponte Nova, no Pinhal do Rei, situa-se entre a ponte de S. Pedro de Moel, na Estrada Nacional 242-2, e o Canto do Ribeiro na Praia Velha, estendendo-se ao longo do Ribeiro de S. Pedro de Moel e oferecendo a quem o visita um conjunto de recantos paradisíacos.
            Desconhecendo a origem do topónimo, arriscaria, no entanto, dizer que este deriva da existência no lugar de uma ponte que atravessa o ribeiro dando passagem à estrada florestal. A actual ponte foi construída em 1955 mas existem referências e fotografias a várias pontes anteriores a esta e, provavelmente, a uma delas, alguém, em tempos, teria chamado “nova”, por ter substituído alguma outra anteriormente existente.
            Junto desta existem pequenas pontes de madeira permitindo aos visitantes a comunicação entre as margens do ribeiro, sendo, porém, de lamentar o estado de conservação em que estas já se encontram, estando em causa a segurança de quem as atravessa.

Açude e ponte em madeira a montante da Ponte Nova

Açude e ponte em madeira a montante da Ponte Nova

Pequena ponte em madeira a jusante da Ponte Nova

2 comentários:

  1. Caro JM Gonçalves
    O seu trabalho para além da componente histórica aviva-nos a memória. Penso que a "Ponte Nova" foi a primeira a permitir a passagem de veículos de maior porte.
    Perto daí havia uma casa de madeira de onde saía uma enorme arvore. Nunca consegui uma foto dessa "barraca".
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...