Avançar para o conteúdo principal

A Tempestade Leslie

            Ocorreu no passado dia 13 de Outubro uma invulgar situação meteorológica em Portugal. Inicialmente, dada a fraca previsibilidade do seu percurso, eram baixas as probabilidades de o furacão Leslie atingir Portugal continental.
            Porém, na aproximação que fez ao nosso país, e depois de ter baixado à condição de tempestade tropical, essa possibilidade tornou-se cada vez mais evidente, vindo a ser declarado um alerta vermelho no início daquela tarde de Outubro para os distritos do centro e norte do País.
            De facto, a força dos seus ventos surpreendeu tudo e todos, sendo enormes os prejuízos causados em várias regiões, incluindo a zona Centro. A queda de árvores e de estruturas em ambiente urbano e o deslizamento de terras foram algumas das consequências, mas nas florestas, quer públicas quer privadas, foram devastadores os efeitos da Leslie.
            No Pinhal do Rei, situado na rota da tempestade, foram certamente alguns milhares as árvores afectadas, umas por tombo, outras porque foram literalmente decepadas a poucos metros do solo por uma força incontrolável da Natureza.
            A zona da Ponte Nova, a exemplo do que já em outras ocasiões tem acontecido, foi a zona mais fustigada. De facto, aqui, onde as árvores são de grande porte e os terrenos mais húmidos, são muitas as árvores tombadas nas vertentes circundantes ao ribeiro de Moel, mas também sobre a estrada florestal, inviabilizando o trânsito no triângulo entre o sítio das Árvores, a Ponte Nova e o Canto do Ribeiro, numa situação idêntica à ocorrida com o ciclone de 19/01/2013.
            Nas estradas nacionais e municipais a situação foi rapidamente resolvida graças à intervenção de um conjunto de entidades, mas na Ponte Nova, onde só a autoridade florestal (ICNF) pode obrar, tudo está como a Natureza deixou. A estrada está interrompida devido à queda de árvores mas, curiosamente, não há qualquer sinalização que se considere ajustada à situação, tendo sido colocadas apenas algumas fitas de plástico, restringindo a área, mas que, entretanto, já desapareceram.
            Com muitos milhares de árvores ainda por retirar do terreno devido ao incêndio de 15 de Outubro do passado ano, esta ocorrência vem complicar ainda mais a recuperação desta importante Mata Nacional.
            Por quanto tempo mais estarão estas estradas vedadas à população?
            Por outro lado, além da Ponte Nova, também o Tromelgo com o seu parque de merendas foi fortemente afectado, tendo tombado alguns dos gigantescos eucaliptos, bem como outras árvores de grande porte.



  Consequências da tempestade na estrada do Canto do Ribeiro


Consequências da tempestade no Tromelgo

Comentários

  1. Serviço Público é o que o meu Amigo faz. Deveria ser pago por isso. Desempenha um papel com grande importância para todos os Marinhenses.Um grande Obrigado de minha parte.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário