Avançar para o conteúdo principal

O estaleiro do Caes Velho

            Repito aqui o que publiquei sobre as Tercenas no rio Lis, nomeadamente acerca da construção naval nas margens do rio junto à Praia da Vieira, para publicar o folheto de meados do século XIX publicitando os famosos Estaleiros de Manuel Luiz do Santos:
            Naquela época, “(…) na foz do Rio Lis, aproveitando a proximidade do Pinhal (com a sua boa madeira, seus carpinteiros e serradores), existiu no século XIX um estaleiro de construção naval, propriedade do Eng. Manuel Luiz dos Santos. Este estaleiro, instalado no “Caes Velho”, começou a laborar por volta de 1840, desconhecendo-se ao certo as datas de início de laboração e de encerramento de actividade. Sabe-se apenas que, a meio da década de sessenta (séc. XIX), já não existia o estaleiro do Cais. A construção naval mudou-se para as Tercenas funcionando, junto aos armazéns, em telheiros onde se faziam os saveiros e outros pequenos navios. Mais tarde, devido ao assoreamento, o movimento no rio viria a desaparecer e a construção naval passaria a fazer-se na praia, junto à foz. As construções navais na Praia da Vieira viriam a diminuir em número e dimensão, desaparecendo por volta de 1899.”.


Folheto de meados do século XIX, publicitando os Estaleiros de Manuel Luiz do Santos
(In: Nunes, Franciso Oneto, 1993, Vieira de Leiria – A História, O Trabalho, A Cultura; Vieira de Leiria, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria)

Comentários