Avançar para o conteúdo principal

Circuito de Manutenção do Ribeiro da Tábua

            Não foi ainda há muito tempo que por aqui deixei algo escrito acerca do antigo campo de futebol situado no talhão 1 do Pinhal do Rei, à esquerda da estrada que liga a Vieira de Leiria à Praia da Vieira.
            Deixei, nessa ocasião, por falar da existência de vestígios, ainda bem visíveis, de um antigo circuito de manutenção física em redor desse campo de futebol.
           São vários os pontos de paragem e exercício, alguns ainda com os aparelhos de treino, ou parte deles, embora, naturalmente, já degradados. Cada um dos pontos de paragem e treino está assinalado com uma placa vertical, em cimento, decorada com bonitos painéis de azulejo exemplificando o exercício físico a executar. Estes painéis, datados de 1989, dão-nos a indicação de que foi nesse já longínquo ano que este circuito terá sido construído, sendo seu principal impulsionador o Sr. António Vasco, grande entusiasta do desporto em Vieira de Leiria. Por outro lado, estão também assinados pelo seu autor, Paulo Correia, artista há muito radicado em Vieira de Leiria.
            Para além do autor e da data indicados nos painéis, podemos ainda ver em um deles a indicação da olaria onde foram construídos. Trata-se da antiga “Olaria Maria Fernanda Lda.” em Vieira de Leiria, já desaparecida desde finais dos anos 90 do passado século, pelo que pude apurar.
            O estado de degradação a que chegou este equipamento desportivo parece estar relacionado com a existência de novos equipamentos nas redondezas, novas “modas” para exercício físico, falta de manutenção e também algum vandalismo. De facto, facilmente se detecta o desaparecimento de alguns dos aparelhos de exercício e o estado de degradação dos que ainda restam.
            Algumas das já referidas placas de cimento, encimadas com painéis de azulejo, estão partidas e tombadas no chão, outras encostadas aos pinheiros, e uma delas, já partida em pedaços, foi preciso reconstruir o puzzle para poder observar o bonito desenho.
            Situado perto do Ribeiro da Tábua em zona de frondoso pinhal, em caminhos maioritariamente de terra batida, é pena que se tenha deixado chegar a tal estado de degradação este equipamento publico inserido em terrenos da Mata Nacional, pois ainda hoje estaria ao serviço das populações se tivesse havido alguma manutenção, certamente com custos diminutos, por parte das entidades competentes na área do desporto local.


Um dos painéis demonstrativos do exercício a executar

Comentários

  1. Ainda existem. Depois do incêndio dei-me ao trabalho de ir apanhar os cacos do chão...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário