Por várias vezes aqui tenho escrito
acerca do antigo caminho-de-ferro florestal que em tempos serviu na Mata
Nacional de Leiria/Pinhal do Rei, mais conhecido por Comboio de Lata.
Recorde-se que este pequeno comboio,
de via reduzida (60 cm), era composto por três locomotivas a vapor, alimentadas
com lenha do próprio Pinhal, dois vagões de passageiros, vários outros de caixa
aberta (para carga variada) e alguns outros próprios para o transporte de
grandes pinheiros.
Muito útil nos primeiros anos de
actividade, por falta de estradas e transportes rodoviários, tornou-se obsoleto
quando, no Pinhal do Rei, se construiu uma rede de estradas florestais cobrindo
em grande parte toda a área do Pinhal. Foi por isso desactivado em 1965 e
deixou de circular, após 42 anos de serviço.
Em 1967, todo o conjunto que
compunha o Comboio de Lata (máquinas, carruagens e carris), foi vendido em
hasta pública, para sucata, à porta da Repartição de Finanças.
Conforme se pode ver em várias fotografias,
quer sejam antigas ou recentes, duas locomotivas estavam assinaladas com placas
alusivas à sua propriedade em favor das Matas Nacionais com os dizeres “MNN1”,
“N2” + “MN”, indicando serem locomotivas das Matas Nacionais, Nº1 e Nº2. Já a
terceira locomotiva, aparentemente, não tinha esse tipo de indicação, se é que
não desapareceu durante o tempo em que esteve exposta em S. Pedro de Moel.
Desta locomotiva (suposta Nº 3) e da
Nº1 (MNN1) já por aqui publiquei inúmeras fotografias quando sumariamente abordei
o tema Comboio de Lata.
Por outro lado, especificamente
acerca da locomotiva Nº1 (MNN1), publiquei também vários registos fotográficos
do seu percurso depois de vendida, nomeadamente após a sua chegada a Inglaterra
e a excelente recuperação a que por lá foi sujeita, havendo apenas a lamentar
que tudo não tenha acontecido por cá, já que poderíamos estar perante o regresso do Comboio de Lata.
Ora, já relativamente à locomotiva
Nº2 não se conhecem fotografias após o seu desaparecimento da Marinha Grande.
De facto, desta locomotiva desconheceu-se o paradeiro durante muitos anos, acreditava-se
até que já teria sido desmantelada, mas sabe-se hoje que se encontra em Vila
Franca de Xira numa quinta de organização de eventos, onde, em pedestal, vai
servindo de ornamentação exterior.
Reaver este antigo património marinhense deveria ser uma prioridade, uma
oportunidade, talvez derradeira, antes que o ferro-velho tome definitivamente
conta do seu destino. Caso contrário, será lamentável que não haja quem possa e
queira readquirir, recuperar e expor na Marinha Grande este “pedaço” do nosso
património histórico, quer sejam entidades oficiais ou particulares.
O Comboio de Lata no
Pinhal do Rei - Locomotiva Nº 2 - ano de 1923
O Comboio de Lata no
Pinhal do Rei - Locomotiva Nº 2 - ano de 1956
O Comboio de Lata em
Vila Franca de Xira - Locomotiva Nº 2
Placa indicando o
fabricante alemão
Indicação da antiga
propriedade em favor das Matas Nacionais
Patrimónios que o seu lugar seria na Marinha Grande.
ResponderEliminarBeijinho JM
Adélia
Fantástica recolha de informação, excelente trabalho!é possível indicar o local em vila franca?ou um ponto de referência?muito obrigado bem haja
ResponderEliminar