Avançar para o conteúdo principal

A Serração de Pedreanes

            Em 1952, para um plano de construção e renovação de edifícios, o Estado pediu aos Serviços Florestais grandes quantidades de madeira de boa qualidade.
            Para melhor seleccionar, trabalhar e controlar a madeira fornecida, foi decidido construir uma grande serração nos próprios Serviços Florestais. Esta foi montada em Pedreanes, nesse mesmo ano, e trabalhou exclusivamente durante muitos anos para os Serviços Florestais de todo o País. Nos últimos anos da sua laboração foi aberta a venda a particulares fornecendo madeira da melhor qualidade, tratada e trabalhada.
              Encerrou por volta dos últimos anos do passado Século.
             Na fotografia que tive oportunidade de tirar em 2002, representando o seu interior, ainda era visível no solo a malha de barrotes que constituía o parque de secagem, sobre a qual assentavam as madeiras trabalhadas conforme se vê na fotografia dos anos 50 do passado século aqui reproduzida. Essa malha de barrotes foi mais tarde retirada.
            Nos dias de hoje, a serração vai servindo de garagem, depósito temporário de antigas viaturas, troncos de árvores trazidas do Pinhal, alguma lenha e, creio, pouco mais.
            Entretanto, a não laboração vai trazendo alguma falta de manutenção, o que leva a que já seja visível alguma degradação dos antigos barracões.

A serração em laboração em 1954

Parque de secagem da serração nos anos 50 do Séc. XX

A serração em laboração nos anos 60 do Séc. XX

Vista do interior da serração em 2002

Vista Sul dos barracões da serração de Pedreanes em 2004

Comentários

  1. Tantas serrações fecharam portas na 2ª metade do século passado... Até doeu!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário