Muito se tem falado ultimamente, na
Marinha Grande, acerca do Comboio de Lata, ou seja, da antiga locomotiva “Nº3”
que resta do que foi o célebre comboio que circulou no Pinhal do Rei de 1923 a
1965. O estado de conservação da velha máquina e a necessidade de a expor em
lugar público de modo a que todos a possam admirar e tomar conhecimento da sua história
tem interessado muitos marinhenses.
De facto, é premente a exibição pública e permanente deste património marinhense. Porém, tendo surgido rumores de uma proposta para colocação da antiga locomotiva em S. Pedro de Moel, perto do local de onde foi retirada por ter chegado a um enorme estado de degradação, levou-me a fazer, há alguns dias atrás, numa página marinhense de uma conhecida rede social, um comentário que, creio, não é demais voltar a publicar, pois, no meu entender, alerta para a eventualidade de se virem a repetir alguns erros do passado.
De facto, é premente a exibição pública e permanente deste património marinhense. Porém, tendo surgido rumores de uma proposta para colocação da antiga locomotiva em S. Pedro de Moel, perto do local de onde foi retirada por ter chegado a um enorme estado de degradação, levou-me a fazer, há alguns dias atrás, numa página marinhense de uma conhecida rede social, um comentário que, creio, não é demais voltar a publicar, pois, no meu entender, alerta para a eventualidade de se virem a repetir alguns erros do passado.
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Acerca da colocação da antiga locomotiva “Nº3” e respectiva
carruagem de passageiros do antigo Comboio de Lata em S. Pedro de Moel, espero
que não venham a ser cometidos os mesmos erros do passado quando esta foi ali
foi colocada em espaço aberto o que, com o decorrer dos anos, levou à sua
degradação por vários motivos.
Recordo que S. Pedro de Moel, sujeito à influência de ares marítimos,
não será porventura o melhor espaço para a colocação deste interessante
património marinhense dados os efeitos corrosivos de tais ares, a não ser que
seja colocado em espaço fechado e de preferência com acesso condicionado ao
público.
Por outro lado, a colocação do dito Comboio em espaço
permanentemente aberto (apenas coberto por um telheiro como esteve no passado),
para além do problema da corrosão, há que ter em conta o problema do vandalismo
que, creio não ser preciso recordar, foi uma das principais causas do estado de
degradação a que chegou o Comboio e que levou à sua retirada de S. Pedro de
Moel em 1996.
O futuro deste comboio, quanto a mim, passará sempre por colocá-lo
em exposição e mostrar ou apenas recordar, o que foi o célebre “Comboio de
Lata” que circulou no nosso Pinhal do Rei. O que é bom ter em conta será a
escolha do lugar para expô-lo, sem pressas e tentando evitar erros do passado.
Um dos locais ideais para expor o Comboio de Lata seria a existência no nosso concelho
do, já tão falado, museu da floresta. Ora, como se sabe, esse projecto está
longe de se concretizar, e enquanto isso não for possível, quanto a mim, o
melhor espaço para colocar o Comboio seria num dos espaços ainda vagos no
antigo Edifício da Resinagem, agora recuperado. Desta forma o Comboio de Lata
estaria protegido e exposto ao público, quase permanentemente, no centro
histórico da cidade e em espaço museológico, perto de outros museus da cidade e
num local que, também ele, pertenceu às Matas Nacionais.
Não queiram voltar a fazer ao
Comboio de Lata o que se vê nas imagens de Miguel Costa que publico.
O Comboio de Lata em
S. Pedro de Moel – anos 80 do Séc. XX
(Fotografias de
Miguel Costa)
Em complemento, e caso seja viável, não
invalido a hipótese de uma recuperação total da velha locomotiva, colocando-a de
novo a circular no Pinhal do Rei para pequenos passeios turísticos no Verão ou em
épocas festivas. Veja-se, aqui, o que fizeram os ingleses com a “MNN1”, uma das
outras locomotivas do antigo Comboio de Lata, depois de estar exposta como
atracção turística no exterior de um café em Cascais e em 1969/70 ter sido
vendida para Inglaterra onde após várias mudanças de propriedade acabou como
sucata de um ferro velho sendo, por volta de 1984, adquirida por um antiquário
de material ferroviário.
É claro que a viabilidade de uma tal
recuperação só poderá ser avaliada por técnicos competentes.
Como me recordo bem desse comboio de lata, nos anos 60, colocado como adorno no pinhal circundante do café Bambi, em São Pedro de Moel, não o actual café, mas o antigo café Bambi, ainda construído em madeira e muito mais romântico e acolhedor.
ResponderEliminarCom vinte e poucos anos ainda, sentado na carruagem atrelada; debaixo do alpendre, quantas vezes namorei, com uma moira encantada do Pinhal do Rei.
São recordações de um amnésico, recordações que não consigo lembrar, de um passado que não consigo esquecer.
Besnico di Roma
No Dias de Hoje, para a maioria dos Marinhense, não sabem, nem Nunca saberão o Significado que éra o Bambi nos Anos 60 ,No meu Tempo Café restaurante Como Proprietario, ou Arrendatário a Familia do Ex. Sr, Joaquim Cruz dava gosto ir da Marinha grande a Pé só par ir Brincar para o parque do BAMBI,
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