Avançar para o conteúdo principal

Casa de Guarda das Gaeiras

            A cerca de 1600 metros a sul de Pedreanes, no início do Aceiro O, junto ao Aceiro Exterior do Pinhal do Rei, situa-se a Casa de Guarda das Gaeiras.
            As primeiras casas de guarda foram construídas em 1790 por ordem do Ministro da Marinha Martinho de Melo e Castro depois de, como medida de segurança e ao mesmo tempo controlo de entradas e saídas do Pinhal, este ter mandado abrir uma grande vala com 2 metros de profundidade e 1.5 metros de largura que circundava todo o Pinhal deixando apenas 4 passagens controladas por guardas que aí passaram a viver com as suas famílias.
            Em 1843 o número de casas de guarda ia em 12 e em 1898 estas eram já 20.
           Já no Século XX, entre 1920 e 1940, com a população a aumentar, houve necessidade de serem abertas novas passagens e construídas novas casas de guarda, entre elas a das Gaeiras.
            O facto de esta casa ser ainda habitada por um antigo guarda-florestal, hoje ao serviço do SEPNA (Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente) da GNR, faz com que esteja ainda em muito razoável estado de conservação, com logradouros cuidados e funcionais. Na frente, circundando um cuidado jardim, a casa mantem ainda o típico muro em tijolo de burro, característica visível em fotografias antigas de casas de guarda da mesma época.
            Assim estivessem todas as casas de guarda deste nosso Pinhal do Rei.




A Casa de Guarda das Gaeiras

Comentários