Avançar para o conteúdo principal

A homenagem a Bernardino Barros Gomes

            Já em 1917, na Conferência Florestal, os Florestais portugueses alvitraram que se prestasse uma condigna homenagem àquele que foi o seu grande “Mestre”. No entanto, esta só veio a acontecer em 30 de Setembro de 1939, no centenário do seu nascimento, em Pedreanes, onde foi inaugurado um modesto mas significativo monumento.
           Bernardino Barros Gomes dirigiu o Pinhal de Leiria deixando obra incomparável. Insigne silvicultor, continuou o trabalho de Warnhagen dando ao Pinhal o ordenamento devido, dividindo-o em talhões, através da abertura de aceiros e arrifes. Mandou construir os primeiros Pontos de Vigia e novas Casas de Guarda, procedeu a estudos sobre sementeiras e resinosos, elaborou, em 1882, a primeira Planta Geral da Mata deLeiria, criou a escrituração técnica do Pinhal e instalou os primeiros postos de meteorologia.
           Foi também Bernardino Barros Gomes quem propôs a abertura das primeiras estradas: Marinha Grande - S. Pedro de Moel e Marinha Grande - Vieira de Leiria.
           Em 1883, após a morte de sua mulher (1879), abandonou definitivamente as suas actividades profissionais e recolheu-se no Convento de S. Vicente de Paulo (Lazaristas) em Arroios. Em 1888 foi ordenado presbítero. Morreu na noite de 4 para 5 de Outubro de 1910, assassinado pelos revolucionários durante a implantação da República.
           Na inauguração do monumento em sua homenagem estiveram presentes Silvicultores, Regentes Florestais e um pelotão formado por Guardas Florestais. O elogio do homenageado esteve a cargo do Silvicultor Júlio Mário Viana.
           Nesse mesmo dia foi plantado junto ao monumento um pinheiro manso, já com três anos de idade, que hoje dá sombra ao monumento.

       
            Coordenadas Geográficas aproximadas:
            39° 46' N
            08° 56' 23,5" W


Pelotão de Guardas Florestais na homenagem a Bernardino Barros Gomes

O pinheiro manso junto ao monumento erigido a Bernardino Barros Gomes

O monumento erigido a Bernardino Barros Gomes

Comentários