Avançar para o conteúdo principal

O Ponto Novo

            O Ponto de vigia conhecido como Ponto Novo tem uma história em tudo idêntica aos já aqui falados Ponto da Crastinha e Ponto do Facho.
            Os primitivos pontos de vigia do Pinhal do Rei foram mandados instalar em finais do Séc. XIX por Bernardino Barros Gomes para detecção de incêndios no Pinhal. De início eram pequenas barracas de madeira com torres anexas nos sítios mais altos do Pinhal: Facho, Ladeira Grande, Crastinha e também no edifício da Resinagem.            Alguns anos após a sua construção, por a madeira estar a apodrecer, foram reconstruídos os Pontos da Ladeira Grande e da Crastinha, passando a ser constituídos por altas armações em ferro, em cujo topo, rodeado por uma varanda, estava o posto de vigia.
           A partir de 1936, por projecto do Eng.º Mário Amaro Santos Galo, o Ponto do Facho e o da Crastinha foram reconstruídos em cimento armado. O Ponto da Ladeira Grande foi substituído pelo Ponto Novo, construído em 1937. Anexa à torre de vigia, existia uma pequena casa onde viviam os Guardas que faziam a vigilância. Dessas pequenas casas, resiste apenas a que se encontra junto ao Ponto da Crastinha, embora já em muito avançado estado de degradação.
           Actualmente, o funcionamento destes Pontos de Vigia limita-se aos meses de Verão.



            Coordenadas Geográficas aproximadas:

            39° 45' 56" N

            09° 00' 14" W


O Ponto Novo em 1940

O Ponto Novo

Inscrição na torre do Ponto Novo

Comentários