terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A Fonte do Engenho

            Situada no frondoso largo em frente ao Parque Florestal do Engenho, a Fonte do Engenho foi construída em 1939 sob orientação do então Administrador da Mata Nacional de Leiria /Pinhal do Rei Eng.º Arala Pinto 
            Não sendo propriamente uma construção bonita, e actualmente já um pouco diferente da fonte inicial, este marco fontanário ou fonte-obelisco, designações que tenho visto referindo-se a esta fonte, por estar quase oculta sob duas enormes palmeiras que alguém ali mandou plantar, passa hoje quase despercebida a quem por ali passa.
            Inicialmente possuía quatro bicas colocadas nas arestas do seu corpo central em forma de prisma quadrangular. Actualmente, servindo apenas de adorno, duas enormes bicas frontais apontam para um tanque construído à volta da antiga fonte, contudo a água brota apenas de uma pequena torneira ligada à rede pública.
            Na parte superior da fonte encontra-se uma placa indicativa de que foi construída pelas Matas Nacionais e da data da sua construção, com os seguintes dizeres:

 M.N.
1939

A Fonte do Engenho – Anos 30 do Séc. XX

A Fonte do Engenho em 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...