Avançar para o conteúdo principal

Joaquim Ferreira Borges

            Engenheiro Silvicultor formado pela Escola Florestal deTharandt (Alemanha) em 1881. Neste ano foi nomeado subchefe da Divisão Florestal do Centro (Marinha Grande),sendo seu superior Bernardino Barros Gomes, com quem trabalhou nas triangulações dos Pinhais de Leiria e Valado e no estabelecimento das redes divisionais. Foi transferido para a Figueira da Foz onde, em 1886, foi nomeado chefe interino da Circunscrição do Norte, com sede nesta cidade.
            Neste ano os Serviços Florestais passaram a ser designados por Circunscrições Florestais, chefiadas por engenheiros silvicultores, tendo sido Joaquim Ferreira Borges o primeiro chefe da Circunscrição Florestal da Marinha Grande, em substituição de Carlos Augusto de Sousa Pimentel, transferido para chefiar a Circunscrição Florestal do Norte.
            A 18 de Maio de 1887 elaborou um regulamento cujo objectivo foi reunir todas as medidas preventivas contra fogos (que a prática tinha ensinado), determinar as atribuições do pessoal bem como a sua distribuição durante a época de defesa, de maneira a evitar as situações de confusão em caso de incêndios. Neste âmbito propôs o estabelecimento de uma linha telefónica entre Marinha Grande e Vieira de Leiria, e entre estas duas povoações e os pontos de vigia no Pinhal de Leiria.
            Publicou trabalhos importantes sobre novas técnicas de arborização de dunas, aclimatação de essências florestais exóticas e da necessidade de investigação florestal.
            Em 1912 tornou-se o primeiro Director dos Serviços Florestais. De 1913 a 1924 passou a Inspector dos Serviços Florestais e Aquícolas e depois novamente Director Geral.
            Colaborou em todos os boletins da Direcção Geral da Agricultura e no primeiro volume de “Notas sobre Portugal”.

IN: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal
Patente de 10 a 27 de Março de 2011 na exposição "Factos e Personalidades do Pinhal do Rei", na Galeria Municipal da Marinha Grande – Edifício dos Arcos (Jardim Stephens)


Comentários