Avançar para o conteúdo principal

João Maria Magalhães

            Nasceu a 8 de Outubro de 1835. Foi aluno do Colégio Militar e depois de ter concluído o curso de Infantaria foi promovido a alferes em 1852, com 17 anos. Por portaria de 26 de Setembro de 1860 foi designado para frequentar o curso completo de engenharia florestal na Escola Imperial Florestal de Nancy. Durante as férias estudou a prática do serviço e administração Florestal na grande floresta de Haguenau, e o sequeiro de sementes florestais das essências resinosas.
            Realizou estudos nos Alpes por conta do governo francês, sobre a forma de enfraquecer as torrentes e de evitar inundações. Visitou escolas na Alemanha e tomou conhecimento com o sistema de administração e prática florestal aplicado, e percorreu o golfo da Gasconha com vista a observar os trabalhos de fixação das dunas.
            Foi o primeiro engenheiro florestal nomeado Inspector de Florestas, em 1866. Em 1868 defendeu e projectou a arborização da serra de Monsanto e de outros espaços ao redor de Lisboa, mas que só veio a ser concretizado mais de 70 anos depois.
            Na sequência da reforma no regulamento dos serviços das Matas Nacionais, em 1872, ficou responsável pelos serviços técnicos, sendo nomeado chefe da Divisão do Centro (Marinha Grande). Colaborou no ordenamento do Pinhal de Leiria e no relatório sobre a resinagem do referido pinhal.
            Alcançou o posto de general de brigada em 1894. Foi vogal do Supremo Tribunal de Justiça Militar; Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro da Ordem de Avis; Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição; Cavaleiro da Ordem de Cristo; Comendador da Ordem de Isabel a Católica, de Espanha; e Cavaleiro de 3ª Classe de Danebrog da Dinamarca.
            Faleceu a 26 de Março de 1896.

IN: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal
Patente de 10 a 27 de Março de 2011 na exposição "Factos e Personalidades do Pinhal do Rei", na Galeria Municipal da Marinha Grande – Edifício dos Arcos (Jardim Stephens)

Comentários

  1. Boa tarde
    Parabens pelo Blog
    Gostaria de obter informação sobre as divisas dos Guarda Florestais pois não consigo encontrar nada relacionado com o assunto
    Cumprimentos
    José
    joseafguerreiro@gmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário