Durante centenas de anos,
praticamente até metade do século XIX, os transportes usados no Pinhal para
transportar quaisquer produtos foram maioritariamente os carros puxados por
bois, sendo também muito utilizados os carros puxados por burros. Tudo era
feito por veículos de tracção animal, desde as sementeiras até ao escoamento
dos produtos do Pinhal, incluindo o transporte das lenhas para a Fábrica dos
Vidros ou de madeiras para os portos de embarque, donde seguiam depois por via
marítima.
Conforme os produtos a transportar,
existiam vários tipos de carros: com caixa, sem caixa, com grades, com fueiros
ou dobrados. O mais utilizado foi o carro sem caixa ou de caixa aberta.
Estes carros de tracção animal
usaram-se, em alguns casos, nomeadamente nas aldeias em volta do Pinhal, quase
até ao século actual.
Entre os vários tipos de carros
ficou célebre o chamado carro dobrado. Era usado para o transporte dos grandes
pinheiros, geralmente com comprimentos até 20 metros mas que, em casos excepcionais,
podiam até ser bastante maiores. Era composto de 2 carros separados, apoiando
em cada um uma das extremidades do pinheiro.
Estes carros eram puxados
normalmente por dois corpulentos bois mas, por vezes, conforme o peso e o tipo
de terreno, eram utilizados 4 ou mesmo 6 animais.
Transporte de
pinheiros em carro dobrado - Início do séc. XX
Transporte de
pinheiros em carro dobrado - ano de 1940
Transporte de resina
- anos 30 de séc. XX
Transporte de mato -
anos 50 de séc. XX
Transporte de mato -
anos 50 de séc. XX
Transporte de mato -
ano de 1984
olá,parabêns pelo seu blog e por todo o empenho que tem dedicado á divulgação e perservação da nossa história local, da qual sou grande admiradora, mas a qual, tem sido completamente niglegenciada pelas instituiçoes locais competentes na sua perservação assim como do seu património.Um bem haja e força para prosseguir o trabalho!
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