Avançar para o conteúdo principal

José Lopes Vieira

            Nasceu a 18 de Junho de 1862, no lugar de Abadia, freguesia de Cortes, concelho de Leiria.
            Bacharel em Filosofia pela Universidade de Coimbra em1887, sentiu-se atraído pela silvicultura e obteve o diploma de engenheiro silvicultor na Escola Florestal de Nancy em 1889.
            Embora convidado a leccionar nessa mesma escola, José Lopes Vieira recusou por desejar regressar a Portugal. No nosso país procurou desenvolver os novos métodos e processos que aprendera. Dirigiu os trabalhos de arborização das serras do Gerês e da Estrela, elaborando sobre este assunto vários estudos e valiosas indicações, não só silvícolas mas também sobre o aproveitamento hidroeléctrico – um problema que encarou com larga e justa visão.
            Foi colocado como silvicultor nos Serviços Florestais da Marinha Grande. Entre outros trabalhos projectou e publicou um ordenamento do Pinhal Real de Leiria, um interessante e valioso estudo da administração e economia florestal. Executou a triangulação dos pontos de vigia. Em cada ponto é instalada uma luneta de grande alcance que gira em torno de um círculo graduado. A orientação do norte verdadeiro é 0 graus e na planta do pinhal são definidos os respectivos quadrantes.
            Cerca de 1901, conjuntamente com Mário Galo, inicia a construção de pequenas barragens nos afluentes do rio Lis, numa tentativa de correcção do leito do rio, bem como o reflorestamento dos terrenos – arborização das charnecas de Caranguejeira e Marrazes. Estes trabalhos foram alvo de duras críticas e resistência por parte das populações, tendo sido porém bastante importantes no melhoramento das condições de salubridade da cidade de Leiria.
            Faleceu no Porto a 26 de Novembro de 1907.

IN: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal
  Patente de 10 a 27 de Março de 2011 na exposição "Factos e Personalidades do Pinhal do Rei", na Galeria Municipal da Marinha Grande – Edifício dos Arcos (Jardim Stephens)

Comentários