Avançar para o conteúdo principal

A Casa de Guarda e a casa dos Bombeiros no M

       A antiga Casa de Guarda do M situava-se junto à Praia das Pedras Negras, precisamente no fim do aceiro M, do qual herdou o nome.
            Fisicamente, desta antiga Casa de Guarda, em nossos dias, já nada existe. Apenas a recordação da sua existência em prol do Pinhal do Rei vai ainda perdurando na memória daqueles que dela se recordam.
            Porém, quem hoje em dia visite aquele lugar depara-se com as ruínas de uma antiga construção, as quais, por muitos dos visitantes, são entendidas como sendo as ruínas da antiga Casa de Guarda. Na verdade, assim não é. Trata-se das ruínas de uma pequena casa construída inicialmente pelos Serviços Florestais e mais tarde cedida aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande para vigilância do Pinhal e uso no Verão durante as suas horas de lazer e que, depois de abandonada, se encontra em ruínas. Para o visitante pouco conhecedor da existência e localização exacta destas duas construções, a localização destas ruínas, mesmo ao lado do local onde, em tempos, existiu a antiga Casa de Guarda do M, pode levar à confusão com hipotéticas ruínas da mesma Casa de Guarda.

 

Ruínas da antiga casa dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande no Pinhal do Rei

Comentários

  1. Tudo em ruínas! Como cada um de nós. Tristemente.

    ResponderEliminar
  2. Eu nasci na Guarda do H... quando o meu Pai foi promovido a Mestre Florestal tinha eu 7 anos , fomos para Moura, Baixo Alentejo. Passado uns anos fui visitar o Local onde nasci e já nada existia... apenas umas árvores de fruto "Abraviadas"... mal se notavam os alicerçes do que tinha sido a "Bonita Guarda do H"
    Jose Limpo. (Genève , Suiça)

    ResponderEliminar
  3. Triste! Triste abandono ...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário