Avançar para o conteúdo principal

A Casa de Guarda e a casa dos Bombeiros no M

       A antiga Casa de Guarda do M situava-se junto à Praia das Pedras Negras, precisamente no fim do aceiro M, do qual herdou o nome.
            Fisicamente, desta antiga Casa de Guarda, em nossos dias, já nada existe. Apenas a recordação da sua existência em prol do Pinhal do Rei vai ainda perdurando na memória daqueles que dela se recordam.
            Porém, quem hoje em dia visite aquele lugar depara-se com as ruínas de uma antiga construção, as quais, por muitos dos visitantes, são entendidas como sendo as ruínas da antiga Casa de Guarda. Na verdade, assim não é. Trata-se das ruínas de uma pequena casa construída inicialmente pelos Serviços Florestais e mais tarde cedida aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande para vigilância do Pinhal e uso no Verão durante as suas horas de lazer e que, depois de abandonada, se encontra em ruínas. Para o visitante pouco conhecedor da existência e localização exacta destas duas construções, a localização destas ruínas, mesmo ao lado do local onde, em tempos, existiu a antiga Casa de Guarda do M, pode levar à confusão com hipotéticas ruínas da mesma Casa de Guarda.

 

Ruínas da antiga casa dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande no Pinhal do Rei

Comentários

Enviar um comentário