Avançar para o conteúdo principal

O Aceiro Exterior e a Grande Vala

            Este aceiro foi aberto no tempo do Marquês de Pombal. Trata-se de uma faixa de terreno em volta do Pinhal, inicialmente com 22 metros de largura e sem qualquer vegetação. Para além de demarcar todo o Pinhal do lado de terra (Norte, Sul e Este), tinha também a função de prevenir que fogos exteriores ao Pinhal Real não passassem para dentro deste.
            Como medida preventiva, o Guarda-Mor era obrigado a percorre-lo, verificando se o mesmo estava limpo de qualquer matéria orgânica que pudesse alimentar um eventual incêndio, limpando-o se fosse caso disso.
            Esta faixa, inicialmente com 22 metros, tem hoje 20,5 metros de largura, depois de, em 1790, como medida de segurança e controlo de entradas e saídas do Pinhal, o Ministro Martinho de Melo e Castro ter mandado abrir uma grande vala com 2 metros de profundidade e 1.5 metros de largura que, acompanhando este aceiro, circundava todo o Pinhal, deixando apenas 4 passagens controladas por Guardas.
            Este aceiro ainda existe e ficou conhecido por “Aceiro Exterior”. Continua a ser acompanhado da Vala, embora esta, com o passar do tempo e talvez alguma falta de manutenção, já não tenha as dimensões iniciais.

O Aceiro Exterior em Vieira de Leiria

A Grande Vala em Vieira de Leiria

Comentários

  1. Penso que é esta modalidade que se deve aplicar junto de todos os pinhais e florestas do país...Mais prevenir do que remediar, que custa sempre muito caro.
    Graça

    ResponderEliminar

Enviar um comentário