Avançar para o conteúdo principal

A Fonte de S. Pedro de Moel

            Rico em lençóis de água, o Pinhal do Rei possui ainda hoje um conjunto de fontes construídas pelos Serviços Florestais a partir de 1909. Nestas fontes matavam a sede os trabalhadores e os animais que no Pinhal laboravam.
            A Fonte de S. Pedro de Moel, construída pela Administração das Matas a pedido de uma comissão de moradores e alguns frequentadores, constituiu, na altura, um melhoramento assinalável para esta praia.
            Potável e de muito boa qualidade, a água vinha canalizada directamente da nascente situada no vale ali próximo.
            Construída no talhão 304, esta fonte foi construída em 1911 sendo renovada em 1917 quando se substituiu a tubagem inicial e se procedeu à instalação do actual fontanário em pedra lioz.
            A água, vinda da nascente, jorrava permanentemente mas, nos anos 80 do séc. XX, a fonte passou a ser abastecida por água da rede pública, por razões de segurança sanitária.

A inscrição na fonte de S. Pedro de Moel indica que foi construída pelas Matas Nacionais e,
neste caso, o ano da sua reconstrução, 1917

Comentários

  1. Caro JM Gonçalves
    Quantas estórias haveria para contar a propósito desta fonte.
    Lembro apenas uma. Operário vidreiro na FEIS, profissão onde cada um de nós bebia litros e litros de água por dia (que rápidamente se esvaía pelos poros). Em determinada altura a qualdade da água que nos era dada, não tinha grandes condições. Reclamámos o que foi aceite. Diáriamente passou a ir uma forguneta de madrugada, buscar água a esta fonte que abastecia um depósito exclusivo para beber. Assim foi durante anos. Quando de lá saí em 1973 ainda era.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Tantas vezes as minas filhas foram buscar água a esta fonte quando alugávamos a Casa do Galo no mês de Agosto! E que boa era a água!

    Gosto de saber a história destes sítios. Obrigada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário