Avançar para o conteúdo principal

Bernardino José Gomes

            Nasceu em Lisboa em 20 de Maio de 1817 e veio para a Administração das Matas como simples escriturário.
            Como ajudante de Sebastião Betâmio de Almeida, colaborou nos estudos resinosos dentro do Pinhal e, face à doença do professor de química, Bernardino José Gomes prosseguiu as pesquisas, enviando amostras para o governo das experiências realizadas, que foram bastante elogiadas. A ele se deve a descoberta em Portugal dos métodos para extracção da resina e a sua transformação por destilação em essências resinosas. Em 1859 recebeu instruções para projectar e dirigir o edifício da Fábrica da Resinagem e dois anos depois foi enviado a França para visitar as grandes fábricas resinosas da região de Bayonne.
            Em 1866 tornou-se Administrador das Matas do Reino.
            Foi grande amigo da Marinha Grande, em cujo cemitério promoveu a construção de uma capela e para a qual ofereceu a bonita imagem de Jesus dos Aflitos que adquiriu no estrangeiro
            O governo conferiu-lhe a distinção de Cavaleiro da Ordem Militar de Jesus Cristo, tendo sido o primeiro habitante da Marinha Grande a receber tal galardão.
            Faleceu a 20 de Março de 1890 na Marinha Grande, onde ficou sepultado.

In: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal
Patente de 10 a 27 de Março de 2011 na exposição "Factos e Personalidades do Pinhal do Rei", na Galeria Municipal da Marinha Grande – Edifício dos Arcos (Jardim Stephens)

Comentários