Avançar para o conteúdo principal

Parque Florestal do Engenho

            Neste parque funcionaram vários serviços do Pinhal, fornos de destilação de resinosos, engenho de serração de madeira movido a vento, serrações mecânicas, uma capela, cavalariças, escola de guardas florestais, o Grémio Florestal, a Cooperativa Florestal, viveiros e campos de estudos botânicos, parque de viaturas de tracção animal e repartições administrativas.
            No tempo do Marquês de Pombal, para protecção do engenho de serrar movido a vento, este recinto, com uma área de 25 165 m², foi murado. O engenho, completamente construído em madeira, foi montado em 1723 sob direcção de engenheiros holandeses e funcionou até 1774, altura em que, devido ao atrito, se incendiou, sendo inviável a sua recuperação. Esta máquina (o engenho) acabou por dar o nome ao parque e à pequena povoação que ia nascendo à sua volta.

Parque do Engenho - Início do séc. XX

Parque do Engenho - Ano de 1917

Parque do Engenho - Ano de 1925

Comentários

  1. Foi neste parque que passei a minha infância... saudades... tantas SAUDADES

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    O meu avô era a pessoa que tratava dos cavalos no parque do engenho e a foto em que está uma pessoa a segurar o cavalo parece-me ele. Estou à procura de fotos antigas para comparar a fisionomia dele, no entanto para ser ele o ano não pode ser o que indica.
    Podia-me confirmar se o ano é exacto ou é uma aproximação?
    Obrigado.

    P.S. Espero que compreenda o meu entusiasmo por descobrir uma possível foto do meu avô materno que eu e a minha mãe desconhecíamos.

    Se desejar falar mais em privado o meu mail é o seguinte: estima_fco@yahoo.com

    ResponderEliminar
  3. gostei imenso, tenho de ir conhecer os outros. Parabéns

    ResponderEliminar

Enviar um comentário