Avançar para o conteúdo principal

Livro Pinhal do Rei – Casas de Guarda e Outros Edifícios Florestais

  O livro Pinhal do Rei – Casas de Guarda e Outros Edifícios Florestais, lançado no passado dia 21 de Dezembro no auditório do Edifício da Resinagem na Marinha Grande, e cujo texto inicial foi Prémio Villa Portela 2020, depois de um posterior período de investigação, foi revisto e aumentado e tem como objectivos:
– Dar a conhecer a história de todas as casas de guarda florestais do Pinhal do Rei, a sua importância, quando foram construídas, substituídas ou demolidas, suas áreas confinantes e seus edifícios anexos.
– Identificar todos os locais onde existem ou existiram casas de guarda ou outros edifícios florestais nesta Mata.
– Dar conhecimento de acontecimentos naturais e actividades ou eventos realizados junto às casas de guarda ou outros edifícios florestais.
– Dar a conhecer, também, a história de outros edifícios florestais desta Mata, nomeadamente pontos de vigia contra incêndios e edifícios de administração ou fabris.
Trata-se de um trabalho único, específico e exaustivo, baseado em vasta bibliografia, onde abundam transcrições parciais de documentação relevante (muita ainda manuscrita), como os inúmeros relatórios da antiga Administração Geral das Matas do Reino, dos Serviços Florestais, dos antigos planos de Ordenamento ou dos mais recentes Planos de Gestão Florestal desta Mata.
O registo deste património, se nada for feito para salvaguardar o que ainda se afigura viável, poderá ser a única forma de o transmitir às gerações futuras, embora sem a sua componente material.
O livro, impresso a cores em papel couché, no formato 17X24 cm, tem 406 páginas, incluindo 29 anexos, alguns com projectos arquitectónicos de alguns destes edifícios.





Comentários