Avançar para o conteúdo principal

O Pinheiro H

           Este notável pinheiro bravo existiu no talhão 268, perto da Praia Velha.
            O seu provável nascimento deficiente transformou-o num perfeito H, no entanto, desconhece-se, em concreto, a causa que levou a esta estranha ligação, aparentemente, entre dois indivíduos.
            Depois de o talhão onde estava inserido ter sido sujeito a corte raso em 1975, por ter atingido a idade ideal, e se ter poupado ao corte este estranho exemplar, veio o mesmo a ser alvo de um insólito acontecimento que levou, posteriormente, ao seu desaparecimento.
            Houve, durante décadas, por parte da maioria da população marinhense, algum desconhecimento acerca do desaparecimento desta estranha árvore, mas, em 2017, com a publicação do “Elucidário do Pinhal do Rei, de Gabriel Roldão, os acontecimentos que levaram a que desaparecesse este exemplar do Pinhal do Rei, ficaram claros.
           Assim, muito depois de aqui ter deixado algumas palavras (não totalmente correctas; já apagadas) acerca do desaparecimento deste pinheiro, transcrevo o que Gabriel Roldão nos informa na sua obra:
            «A história do desaparecimento desta árvore do Pinhal de Leiria conta-se em poucas palavras (…).
             Foi assim: Estava em casa, em S. Pedro de Moel, em Fevereiro de 1986, quando um amigo, bastante incomodado, me bateu à porta para me dizer que um homem estava, de machado em riste, a derrubar o “Pinheiro do H”. Não foi fácil acreditar mas, à cautela, peguei no carro e encaminhei-me para as imediações do talhão 268, já acompanhado das autoridades civis. Quando cheguei, qual não foi o meu espanto, vi que um casal se afadigava na tarefa de derrubar a árvore e um dos troncos já estava quase degolado, sem qualquer possibilidade de recuperação. De imediato lhe gritei que parasse com o atentado e, a partir daí, já a autoridade tomou conta da ocorrência, apanhadas as pessoas em flagrante.
                        Quanto aos Serviços Florestais o problema foi mais complicado.
         Era sábado e nenhum dos responsáveis que contactei pessoalmente tomou qualquer medida preventiva (…).
            Por incrível que pareça (…) o “Pinheiro do H” acabaria no solo feito em cavacas, derrubado pelos ventos fortes que se faziam sentir naquele período invernoso.».
            Acerca da idade desta árvore, Gabriel Roldão diz que «Segundo o Eng.º João Eliseu, num seu trabalho de abordagem ao Pinhal de Leiria, dizia que em 1920 o “Pinheiro do H” tinha já 42 anos.».
            Tal como outras árvores notáveis do Pinhal do Rei, o “Pinheiro H” estava assinalado, como tal, no Mapa de 1940 e era um ponto de interesse a visitar no Pinhal do Rei, pela curiosidade que despertava.


O Pinheiro H em 1975 - Fotografias de Augusto Mota
(http://augustomota.multiply.com/photos/album/41/41)

Comentários