Avançar para o conteúdo principal

Casa de Guarda do Tromelgo

            Esta casa de guarda situa-se no talhão 289, entre os Aceiros Q e R na fronteira Este do Pinhal, junto ao Aceiro Exterior. Foi construída entre as décadas de 20 e de 40 do passado século.
            Segundo nos diz Arala Pinto em 1938, no seu livro “Pinhal do Rei”, o lugar do Tromelgo, ou o "Caminho do Lago do Tramelgo", era já referido no Regulamento de 1790 que deu origem às primeiras casas de guarda, onde, acerca das “Obrigações de cada um dos Guardas em particular”, em relação às obrigações do “Quinto Guarda” se dizia: «Vigiará desde o Caminho das Gaieiras até à Cova da Moura, e pelo interior, desde o lado pertencente ao quarto Guarda até ao Caminho do Lago do Tramelgo (…)».
            Após deixar de ter uso por parte dos Serviços Florestais, e embora o seu estado de conservação já não seja o melhor, sem água e sem electricidade, esta casa vai sendo habitada por uma família sem-abrigo, mantendo os vários anexos.
            Ali perto existe a Fonte do Tromelgo que, noutros tempos, detinha uma das melhores águas do Pinhal.
            Junto à casa e à fonte, estendendo-se para norte, desde cerca de 1830 até meados do século XX, funcionou o famoso Viveiro Florestal do Tromelgo, do qual, depois de abandonado pelos Serviços Florestais, ainda hoje restam algumas das grandes árvores: liriodendros, eucaliptos, magnólias, etc.
            O acesso a esta casa foi em tempos feito por um ramal de estrada próprio. O “Ramal do Viveiro” (por ali existir o viveiro florestal) partia da Estrada do Tromelgo que liga à estrada para S. Pedro de Moel. Este ramal e a Estrada do Tromelgo, tal como os conhecemos hoje, foram construídos por volta de 1930 pelos Serviços Florestais, substituindo, certamente, antigos caminhos de areia pelo interior do Pinhal. Este ramal foi mais tarde continuado, acompanhando o Aceiro Exterior até à Casa de Guarda da Sapinha e ligando depois à Estrada da Lagoa Cova e outras no interior do Pinhal.

A Casa de Guarda do Tromelgo

Comentários