Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional das Florestas

            A Origem do Dia Internacional das Florestas remonta ao século XIX quando, no Nebrasca (EUA), em 1872, face à escassez de árvores e florestas e a consequente falta de material lenhoso, John Stirling Morton convenceu a população a dedicar um dia à plantação de árvores, tentando assim resolver o problema.
            A iniciativa passou a repetir-se todos os anos a 23 de Setembro, dia do nascimento de John Stirling Morton.
            Entretanto outros países se seguiram nesta iniciativa passando, em alguns deles, a haver a comemoração da efeméride, traduzida no aparecimento do Dia da Árvore ou Festa da Árvore, Inicialmente sem dia fixo no calendário.
            Em 1971, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), dando seguimento a uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, e com o intuito de gerar uma maior sensibilização para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra, criou o Dia Florestal Mundial passando, a partir de 1972, nos países do hemisfério Norte, incluindo Portugal, a comemorar-se o Dia Mundial da Floresta no dia 21 de Março de cada ano.
            Recentemente, a 30 de Novembro de 2012, por deliberação da Assembleia Geral das Nações Unidas foi aprovada uma resolução que declara o dia 21 de Março de cada ano como Dia Internacional das Florestas, por substituição ao Dia Mundial da Floresta.
            Em Portugal as comemorações dedicadas à Árvore e à Floresta iniciaram-se no princípio do século XX, por volta de 1907, com a realização anual de eventos a que foi dado o nome de “Festa da Árvore”, mantendo-se durante o período inicial da 1.ª República até 1917.
            Estas comemorações foram depois interrompidas durante o período do Estado Novo.
            Mais tarde, em 1970, no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Conservação da Natureza, por proposta da então Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e da Liga para a Protecção da Natureza, foi retomada a celebração oficial do “Dia da Árvore” em Portugal.
            Com a resolução da FAO em 1971, a partir de 1972, passou a comemorar-se anualmente a 21 de Março em Portugal o Dia Mundial da Floresta.
            Entretanto, com a deliberação da Assembleia Geral das Nações Unidas de Novembro de 2012, comemoramos, hoje, 21 de Março de 2013, pela primeira vez, o Dia Internacional das Florestas em Portugal.


Festa da Árvore em 1909
In: http://www.icnf.pt/portal/florestas/memoflo/culto-arvore-1a-republica
Festa da Árvore em 1913
In: http://www.icnf.pt/portal/florestas/memoflo/culto-arvore-1a-republica

Comentários